Energia solar em motor home? Temos a solução!

Se você tem um motor home (ou motor casa) e quer ter energia livre, abundante e confiável, então você deve instalar um sistema de energia solar!

Com este sistema, você não vai precisar ter que ligar o motor de seu motor home para carregar a bateria, e assim gastar mais combustível, é só estacionar onde tem luz do sol e com isso você vai poder usar seus aparelhos eletrônicos tranquilamente.

Este sistema consiste em:

  • painéis solares fotovoltaicos: que convertem a energia solar em energia elétrica;
  • controlador:que direciona e organiza as cargas e correntes de energia;
  • baterias:que armazenam a energia, para que possa ser usada inclusive à noite;
  • inversor: que transforma a energia em 110v ou 220v.

Mas funciona se tiver um dia nublado em com chuva?

Sim, mesmo que diminua a intensidade de energia gerada, fazemos o cálculo de quantidade de painéis solares para que haja sempre um excedente de energia, ainda que os dias estejam escuros.

E aguenta chuvas fortes com granizo?

Sim, os painéis são extremamente resistentes, como você pode ver na  foto abaixo:

Você pode até andar por cima da placa, sem problemas.

E o que eu posso ligar neste sistema?

  • Lâmpadas? Sim, se for de LED, melhor ainda!
  • Ventilador? Sim, o ideal é um de 12 v, existem modelos que não gastam quase nada de energia e fazem muita diferença na temperatura interna do motor home.
  • Geladeira? Sim, mas o recomendado são geladeiras especiais para caminhão ou motor home, funcionam numa corrente de 12 V e os modelos variam entre 60 litros até 280 litros.
  • Forno de microondas? Sim, porém o recomendado é um forno de microondas de 12 V, portátil e difícil de achar no Brasil. Mas outros modelos também funcionam, só que como gastam muita energia, são necessárias baterias mais potentes, inversores especiais e mais painéis solares.
  • Carregar celulares, laptops, tablets etc? Sim, podem ficar o dia inteiro ligados, e ainda vai ter energia de sobra!

Outros aparelhos que consomem mais energia, provavelmente não vão funcionar, ou vão demandar um equipamento bem pesado (literalmente e financeiramente). Porém é sempre bom pesquisar por alternativas mais econômicas.

Veja mais fotos de um motor home que instalamos um sistema de energia solar:

shares