O que é ?

No sistema On-Grid (ligado à rede), você capta a energia solar, transforma em eletricidade, e o excesso de energia gerada vai para à rede externa gerando créditos e fazendo você economizar.

Durante o dia, a captação de energia solar é convertida em eletricidade e é direcionada à rede (concessionária) gerando assim créditos na sua conta de luz. Durante à noite, você usará a energia da concessionária normalmente. Somando os gastos de energia com o ganho da energia solar, no final das contas você terá um bônus de energia, que pode ser usado para baixar outra conta de luz em seu nome. Para este sistema, fazemos um projeto em conjunto com sua concessionária e instalamos um medidor bi-direcional, que ao invés de apenas medir a energia gasta, mede a energia que seu sistema fotovoltaico joga na rede.

Qual é a diferença entre a energia solar fotovoltaica e sistemas solares de aquecimento de água?

Embora ambos os tipos de sistemas solares captam a energia do sol, sistemas solares fotovoltaicos usam painéis fotovoltaicos para produzir eletricidade. Sistemas de água quente solar, ou térmica, captam a luz solar para aquecer a água para uso doméstico, uma piscina ou para um sistema de aquecimento radiante (usado em regiões muito frias).

Os dois tipos de placas (fotovoltaica e aquecedor de água), apesar de serem bem parecidas, são totalmente diferentes e não podem interagir ou serem substituídas umas pelas outras.

Vantagens

  • Não utiliza baterias, o que significa menos espaço utilizado e menos gastos financeiros.
  • Suporta aparelhos de alta potência
  • Pode chegar a uma economia de até 100% da conta de energia
  • Excedente gerado vira bônus

Desvantagem

  • Você fica dependente da rede externa, ou seja, se acabar a energia, você fica sem energia (mesmo de dia, pois a concessionária é obrigada a cortar a sua energia para prevenir choques elétricos aos funcionários que fazem a manutenção da rede)
shares